2009/08/31

Militantes de 3ª linha.

Quando pergunto se na minha freguesia existem muitos militantes do PSD resposta é unânime: Sim, são muitos. A minha resposta é não. Os militantes do PSD são poucos.
Porque? A maioria dos militantes não é verdadeiramente do PSD. São militantes do Presidente da Junta e das pessoas que lhe são próximas. Acreditam neles, na sua capacidade de trabalho, seriedade e honestidade e por isso partilham da sua opção política.
O mesmo se passa com os militantes de 3ª linha do PS. No fundo são pessoas que querem o melhor para a sua freguesia e assumem uma escolha que é encabeçada pelo seu líder político.
Já aconteceu, e acontecerá no futuro, que militantes de um mandato passam para as listas do partido adversário nas eleições seguintes. Qual é o drama. Nenhum. São pessoas que por uma razão ou outra, boa ou má, deixaram de acreditar nas pessoas, nos projectos, ou foram afastados deles. Outros querem poder ou protagonismo e vão à procura de quem lhos dê.
Numa conversa, à umas semanas, disse que determinadas pessoas, de outros partidos, ainda iriam concorrer nas listas do PSD. Ficaram escandalizados, alguns, outros ficaram com aquele olhar de quem julga que o seu interlocutor teria informações privilegiadas. Nada de mais errado. Bastava fazer o raciocínio atrás expendido para que essa possibilidade fosse real. Em alguns casos terá acontecido, noutros, passou-se o contrario.
Mas no fundo o que importa reter é que se trata de pessoas que privilegiam mais as afinidades pessoais, amor pela sua terra ou infelizmente nalguns casos, porque existem, os seus interesses pessoais do que questões ideológicas ou partidárias.

Sem comentários: