2009/08/31

Militantes de 2ª linha

Os militantes de segunda linha são aqueles que, embora mais próximos dos de 3ª linha do que dos da 1ª linha, já ocuparam algum cargo com alguma relevância politica.
E porque é que estão mais próximos da 3ª linha do que da 1ª linha? Porque em regra ocuparam determinado cargo de forma fortuita e não porque o partido lhes reconhecesse algum valor ( e não raras as vezes são pessoas de valor).
O caso mais conhecido é o da instrumentalização de pessoas para concorrer a determinados cargos, nomeadamente a juntas de freguesia, quando os partidos estão na oposição e não tem perspectivas de poder. Nestes casos muitos homens bons são utilizados porque os verdadeiros políticos lá do sitio mostram a sua indisponibilidade que mais não é do que fugir de uma derrota.
PS e PSD tem queimado muitas e boas pessoas porque os usam nas candidaturas em que tem poucas hipóteses de ganhar ( não á mal nenhum nisso, em democracia ganha-se e perde-se) e quando cheira a poder esses mesmos homens e mulheres que deram o seu melhor pelas suas terras e partidos são afastados para dar lugar aqueles que tacticamente ficaram nas sombras.
Estes militantes podem muitas vezes flutuar de um partido para outro. É mais difícil mas pode acontecer. Em regra são os mais maltratados pelos partidos e por isso muitas vezes não à convicção ideológica que resista. Por isso também não me choca que alguns deles nas eleições seguintes concorram por outros partidos. A falta de peso partidário e a forma como são tratados leva a que, muitas vezes, optem por abandonar o seu partido e se juntem a outro que por algum motivo lhes dá as condições de participação política que o seu partido lhes retirou.

Sem comentários: