2009/08/24

Nós os estúpidos…..


O Eng. em mais um dos seus momentos de auto glorificação, desta vez na Madeira, fez referência ao projecto de Obama para alargar os cuidados de saúde nos Estados Unidos.
Insinuou que até que, na neoliberal América se querem alargar os cuidados de saúde enquanto no nosso pobre pais a dantesca direita quer impedir os cidadãos de acederem a cuidados de saúde.
Na semana que passou podia ler-se um artigo de Paul Krugman no jornal I que dizia isto:
“Por fim, a terceira via para a cobertura universal conta com as companhias de seguros privadas, servindo-se de uma combinação de regulamentação e de subsídios para garantir cobertura a todos. A Suíça é disso o melhor exemplo: todos são obrigados a subscrever um seguro, as seguradoras não podem discriminar com base no historial clínico ou em doenças pré-existentes e os cidadãos com poucos rendimentos têm apoio financeiro do governo para pagarem as suas apólices.
Nos EUA, a reforma da saúde do estado do Massachusetts segue sensivelmente o modelo suíço; os custos estão a revelar-se maiores que o previsto, mas a reforma reduziu bastante o número dos não segurados. E a forma mais comum de seguro de saúde nos EUA, a cobertura associada ao emprego, tem efectivamente alguns aspectos "suíços": para evitarem pagar impostos sobre os benefícios, os empregadores têm de seguir regras que, de facto, excluem a discriminação baseada no historial clínico e subsidiam os cuidados de saúde dos trabalhadores com baixos salários.
Sendo assim, como se encaixa o "Obamacare" em tudo isto? Basicamente, é um plano para tornar os EUA mais parecidos com a Suíça, com recurso à regulamentação e aos subsídios para garantir a cobertura universal. “


Governa-se o país como se faz Inglês técnico.

Sem comentários: