2010/01/06

Discurso do Senhor Presidente da República


Para uma grande parte da opinião, jornais, blogs etc, este Presidente tem dois defeitos imperdoáveis. Não é de esquerda e não presta vassalagem aos donos de Abril nem à sua pseudo revolução.

No mandato anterior todos sabiam, e faziam questão que fosse abundantemente publicado, quais eram as funções do Presidente. Agora, já lhe arranjaram novas funções.

No fundo não são novas. São as que dão mais jeito. Agora quem deveria ir à frente era o Presidente. As suas funções são defender o programa do governo, não ter voz própria, limitar a actuação da oposição, enfim tudo aquilo que não é tarefa sua mas do governo e da maioria que o suporta.

O deficit real do ano que passou não anda longe dos 10%. Basta somar os cerca de 8,0% previstos com 1,5% a 2,0% do restante sector público que não entra no orçamento.

Perante isto o governo iniciou o seu mandato com a palhaçada das audições aos partidos da oposição. Em boa verdade estes contribuíram para isso com a sua presença.
Depois passou para a regionalização, casamento homossexual etc.

O presidente falou da crise económica e da possibilidade, caso esta não seja encarada com seriedade, de conflitos sociais.

Qual é então o problema? É que o Presidente não falou em cortar privilégios, reduzir salários, do ambiente, da energia, da produtividade, da justiça, da saúde, da corrupção etc. Ou seja, o Presidente não falou como chefe do governo. E podia? Não? E isto interessa? Não.

Mas se para a esquerda e para os socialistas isto é, no presente, o mais importante podem sempre encontrar “conforto” para estes anseios na declaração de Natal do amado líder. A resposta as vossas preocupações
esta aqui. ( se tiverem uma grande imaginação)

Sem comentários: