2011/10/24

Miséria




Embora não concorde com muitos dos argumentos invocados por senhores do antigo regime para manter as posições coloniais o certo é que, em matéria de relações internacionais, muitos desses argumentos vieram a ter concretização histórica.

A política externa americana e soviética causou danos brutais na organização geopolítica. Pior, foi deixando sementes criadas pelos próprios. Desde fundamentalismos etc, devidamente treinados e patrocinados.

Digo isto a propósito da Líbia.

A NATO nunca deveria ter posto as asas neste conflito. Ceder à posição Inglesa e Francesa foi um sinal de fraqueza.

Aqueles que não tiveram tomates para tomar uma posição quando a deveriam ter tido aproveitaram a revolução para um acto puro e duro de vingança.

Tiveram de presente para já, porque ainda está no inicio, o linchamento de Kadafi ( se for só linchamento é uma “sorte”), o espectáculo macabro das visitas ao corpo e começam a aparecer execuções em massa.

E agora onde estão os direitos humanos e as convenções?

Americanos e soviéticos durante as décadas de 60, 70 e 80 tiveram “ataques deste mesmo tipo de voluntarismo”. Os resultados estão à vista.

A Europa pelos vistos não apreendeu nada.

No Egipto, Tunísia etc. Pena de prisão para um cidadão que dizem ter insultado o islão – alguém consegue encontrar na comunicação social portuguesa, vulgo, corja, qual foi o insulto- a jornalista americana quase violada, o crescendo proliferar da intolerância religiosa e agora isto.
Parabéns.

Sem comentários: