2009/12/02

Silêncios.




Confesso que, após as eleições autárquicas, tinha receio que o PSD Figueira acabasse por cometer alguns erros graves.


Por um lado dedicar-se à caça as bruxas, ajustes de contas, processos disciplinares e a uma luta interna feita de acusações pessoais. Outra opção era esperar que passasse o choque inicial da derrota e fazer de conta que não aconteceu nada de muito relevante.

Fiquei surpreendido? Não.

O que se tem passado é uma forma mitigada das duas opções que tinha equacionado. Era a opção que tinha como menos verosímil. Falarei dela em futuros posts.

Contudo, podemos pelo menos especular sobre a natureza destes silêncios. Não é seguramente a melhor opção mas é a que resta.

Será que o PSD Figueira ( todos ) percebeu que foi o principal responsável e grande derrotado das eleições autárquicas?

Será que o PSD Figueira ( todos ) não percebeu que instaurar processos disciplinares sem uma discussão profunda sobre os últimos 4 anos levará a que a mesma seja feita numa altura menos própria, por exemplo nas eleições para a concelhia?

Será que o PSD Figueira ( todos ) não percebeu que já não é fácil arregimentar militantes para apoiar o candidato A ou B, porque estes já estão fartos de apoiar candidatos em vez de apoiar projectos políticos?

Será que o PSD Figueira ( todos ) não percebeu que precisa de se abrir, não só aos novos militantes como à sociedade civil renovando os seus quadros?

Neste sentido, será que o PSD Figueira ( todos ) não percebeu que as candidaturas e listas de apoiantes não podem continuar, sistemática e persistentemente, com os mesmos nomes? Nomes que já tiveram as mais diversas opções e apoiaram candidatos com visões completamente opostas. A diversidade e o pluralismo são importantes. Em larga escala é anarquia.

Será que o PSD Figueira ( todos ) não percebeu que precisa urgentemente de começar a trabalhar num projecto politico alternativo ao PS?

Será que o PSD Figueira ( todos ) não percebeu que tendo o PS maioria relativa vai ser chamado muitas vezes a votar favoravelmente politicas do PS sendo ainda mais importante construir uma alternativa coerente?

Os silêncios nem sempre são positivos.

Sem comentários: