2010/06/13

É a vida

Depois de ler nos blogues vizinhos alguns posts sobre o desaparecimento de determinadas figuras da nossa politica mais ou menos recente fico a saber quê:

- Oliveira Salazar foi um monstro. Dizer o contrário é branquear a História.

- Os complexos de inferioridade e a orfandade politica ainda obrigam a persistir na asneira do Fascismo Português;

- História económica é para branqueadores da História e,

- A grande diferença entre democracia e ditadura é o exercicio do poder.

Oliveira Salazar se não tivesse exercido o poder à luz destas teorias teria sido um democrata.

Na política como na vida em determinado momento é preciso abandonar os fantasmas mesmo os que dão algum conforto:

“Partiu!
Ele mesmo se foi embora, o meu único companheiro, o meu grande inimigo,
O meu desconhecido,
O meu deus carrasco!...

Não!
Volta!
Com todos os teus suplicios!
Todas as minhas lagrimas correm para ti!
E a ultima chama do meu coração
Abrasa-se para ti!
Oh!, volta,
Meu deus desconhecido, minha dor, minha ultima felecidade!

(Assim Falou Zaratustra – Nietzsche)

Nota: O post é crítico politicamente. Não tem qualquer conotação pessoal, relativamente às figuras históricas já desaparecidas.

Sem comentários: