2010/07/10

Começar pelo telhado Perspectivas 2



Até algum tempo Coimbra tinha como única grande superfície comercial o Continente.

Coimbra optou cedo pela “indústria” a que se queria dedicar. Essa “indústria” era a função pública e os serviços públicos.

Dá um poder de compra elevado e a sua manutenção depende do estado central.

Em caso de desemprego, que é sempre difícil de acontecer na função pública, não correm o risco de lhes acontecer o mesmo que os seus colegas políticos de outros concelhos.

Não são bombardeados com as perguntas: O que vai fazer para tentar manter esta fabrica na sua região? Quais são os incentivos que a câmara pode dar ?

A culpa, obviamente, será sempre do estado central.

Três delícias para a classe política local.

Tiveram ainda o talento de “exportar” a boysada política excedentária para a figueira.

Na figueira, como pensar dá trabalho, o topo da carreira era chegar a casa no banco de trás de um automóvel e ter alguém para abrir a porta.

A Figueira não foi capaz de definir o seu modelo de desenvolvimento. O fundamental eram as negociatas e andar no banco de trás do automóvel.

Enquanto as cidades vizinhas definiram o seu modelo de desenvolvimento no final da década de 80, com excepção talvez de Cantanhede que começou mais tarde, a figueira está hoje na triste situação de não ter um modelo de desenvolvimento para cativar investimentos.

Pior, corre o risco de ter de aceitar projectos que não acrescentam nada ao desenvolvimento económico da figueira e condicionam o desenvolvimento integrado do concelho.

Está, como fizeram as universidades que aí se instalaram, na situação de hospedeira para projectos que chegam e partem ou para projectos que, se são tão bons não se percebe porque não vão para outros locais.

Como S. Tomé é ver para crer.

Sem comentários: