2010/07/21

Viva a constituição

Apoio para estacionar

Os motoristas da Carris recebem um subsídio para estacionar os veículos e abastecerem-se de bilhetes e um outro por os venderem nos autocarros. O Tribunal de Contas questionou este subsídios, que custaram à empresa cerca de 4,5 milhões de euros, em 2007, e recomenda a sua progressiva eliminação.

O Tribunal de Contas considera que preparar e estacionar veículos é uma tarefa indissociável da função de condução, pelo que não deveria implicar um pagamento suplementar. Por outro lado, este subsídio também visa compensar os motoristas por prestarem contas da venda de bilhetes, uma tarefa pela qual indirectamente já recebem outro subsídio: o de agente único.
"Os condutores recebem o subsídio de agente único por desempenharem a função de cobrador, que desapareceu", explica ao CM Sérgio Monte, do Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes (SITRA). Por outro lado, recebem o subsídio complementar de condução para estacionar e "irem buscar os bilhetes", tarefas que desempenham fora do seu horário de trabalho, de 40 horas semanais, concretiza Sérgio Monte. O TC considera, na auditoria que fez à Carris, que estes subsídios não estimulam a produtividade "nem decorrem de tarefas especiais que os justifiquem".


Custaram à empresa cerca de 4.5 milhões euros. Há empresa não. Aos contribuintes que a carris é publica.
Mas isto não choca pois não?

E se vissem a folha de ordenado dos funcionários do metro então……………….

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