2010/07/02

Golden mas pouco



Qualquer estado que queira proteger os sectores estratégicos da economia não privatiza ou privatiza parcialmente.

A golden share nunca passou de um esquema de faz de conta. Mesmo nos países onde inicialmente surgiram todos sabiam que elas não passavam disso.

Cedo perceberam que a verdadeira golden share eram grupos económicos fortes, capazes de competir e de afastar concorrentes.

Aqui pela paróquia houve dois grandes objectivos: a receita obtida com a privatização e manter um lugar de influencia partidária. Não houve, nem há, nada de estratégico.

Os privados sabiam bem disso.

Geriam a empresa, aceitavam ( cobravam) a existência de Boys e tudo corria bem.

Quando alguma coisa corria mal, um “bom” negocio versus o “interesse nacional”, “cediam”, patrioticamente em nome deste último.

Obviamente que o estado arranjava alguma coisa noutro lado para colmatar a falha. Sempre em nome do interesse nacional, obviamente.

Agora a necessidade ( fome ) e uma oferta generosa ( vontade de comer ) juntaram-se. O interesse nacional é o desespero de causa.

Noutros tempos não aceitavam a oferta. Provavelmente, daí a uns tempos apareceriam como grande entusiastas e financiadores de umas auto estradas e etc.

Que fique pelo menos a lição. BPN, BCP e tantos outros projectos partidários arruínam qualquer país.

Enquanto tivermos interesses privados dentro dos maiores partidos e uma parte da classe empresarial que vive a custa do REMGE (Rendimento Empresarial Máximo Garantido pelo Estado) não há nenhuma golden que nos valha. Nem a maçã.

Nota: já aquando da OPA da Sonae, o eng. Belmiro afirmou que a questão da vivo teria de ser resolvida. Não era possível manter este tipo de estrutura com os espanhóis.
O estadão e amigos entenderam o que se soube. Grande lambada.

Sem comentários: