2009/11/09

Embrulhadas ultima parte.

Logo na primeira linha do comunicado está aquilo que o PS Quiaios não percebeu: Em política não vale tudo.

Metade do comunicado refere-se, pressuponho, a acontecimentos anteriores ao período eleitoral e já devidamente valorados pelo eleitorado. À boa maneira da CDU, se os eleitores não votaram como nós queríamos, então à que corrigir.

A outra metade é lamentável. O PS Quiaios confunde acordos políticos com a composição dos órgãos da autarquia.

Não estão em causa acordos. O que está em causa é a composição do executivo da junta.

Cabe na cabeça de alguém que a lista mais votada tivesse tantos elementos no executivo quanto as restantes forças politicas. A resposta é clara não. Sem grande ciência o Governo Civil de Coimbra fez a distribuição correcta de mandatos para a comissão administrativa.

O PS cozinha uma solução com a CDU que dá a esta um elemento para o executivo. A vontade de ganhar a todo o custo leva a que o PS ofereça um lugar à CDU quando esta têm menos votos e menos mandatos que nas eleições anteriores, não sendo uma vencedora das eleições mas uma derrotada nas urnas e pelos votos dos eleitores. A CDU tem três vezes menos votos que o candidato mais votado.

“Somos democratas e sabemos aceitar os resultados eleitorais. Mas também somos democratas para sabermos exigir que as vitórias eleitorais devem ser ganhas sem o recurso à difamação, à mentira e à prática de comportamentos politicamente desonestos.”

Não. Os senhores não são democratas nem sabem aceitar os resultados eleitorais. Quanto à difamação e à mentira estas têm um conteúdo legal e moral mais do que político(politico no sentido legal e não ético). Quanto a comportamentos politicamente desonestos se os outros os tiveram os senhores não lhes ficaram atrás.

“Quem renunciou ao cargo e a causou, que tenha a humildade de assumir as responsabilidades.”
Quem renunciou ao cargo ao que parece já assumiu as suas responsabilidades. E se a lei não lhe permite a recandidatura mais pontos têm a seu favor uma vez que não se pode dizer que estava agarrado ao poder. O PS Quiaios não desmente os contactos, inclusivamente levados a cabo por dirigentes do PS Figueira, para a composição do executivo o que indica que o candidato vencedor, como afirmou no seu comunicado, estava na disposição de governar com o PS na Junta.

Falta apenas ao PS assumir as suas responsabilidades. Deve no mínimo não apresentar às eleições aqueles que foram eleitos nas últimas e que tiveram uma atitude reprovável.

2 comentários:

Anónimo disse...

isto deve ser alguma piada....

Migdar disse...

Porquê?
Não conheço os intervenientes nas eleições. Os meus comentários têm por base os comunicados trazidos a público pelas forças partidárias em confronto e 2 posts do blog da CDU Quiaios.
Algum dado não corresponde à realidade?