2009/11/01

É a sua natureza


O comunicado da CDU Quiaios é no minimo lamentavel. Demonstra algo que deveria ser claro para todos. No nosso país as lógicas partidárias são muito semelhantes. As diferenças estão no número de votos alcançados. Quando interessa a todos, caso da Lei de financiamento dos partidos, não veêm problema em dar as mãos. Quando à intereses divergentes tudo se resume ao número de votos e não a uma pratica consequente.

Como se costuma dizer, a honestidade vê-se quando alguem têm alguma coisa a ganhar e renúncia a essa vantagem, martelada no caso, em nome de principios e regras. Quando não têm se têm nada a ganhar, caso da Assembleia Municipal, até já têm sentido e humor.

“A CDU rege-se por princípios, princípios orientadores programáticos e de transparência, a saber:
1 - Quem ganha as eleições, deve assumir a responsabilidade de direcção.
2 - A Mesa da Assembleia de Freguesia deve ser composta e dirigida pelas forças vencedoras.
3 - Não excluímos quem quer que seja do futuro executivo da Junta de Freguesia.”


Isto é o quê? Transparência!

Quem ganha as eleições deve assumir as responsabilidades de direcção. Não. De gestão.
A nuance é bonita.

A Mesa da Assembleia deve ser composta e dirigida pelas forças vencedoras. Aqui a direcção já é plural. É para o que der e vier. Vá lá não incluém os não eleitos.

Não excluímos quem quer que seja do futuro executivo da Junta. Deveriam ter dito, não nos excluímos do futuro executivo da junta.

Não vou bater, mais uma vez, na miserável lei autarquica. Vamos utilizar a que temos.(As minhas convicções ficam digamos, mitigadas.)

Não à eleições para o executivo da Junta de Freguesia. As eleições são para a Assembleia de Freguesia.

Não havendo maioria absoluta é necessário que todos tenham consciencia do que isso quer dizer.
No caso a lista independente elegeu 4 elementos, o PS 4 elementos, a CDU 1 elemento.

Seria de esperar 2 cenários:

1º A lista mais votada formava o executivo. O PS ficava representado na mesa da Assembleia sendo os cargos e o número de elementos a acordar.

2º O PS elegia um elemento para o executivo. O PS ficava representado na mesa da Assembleia sendo os cargos e o número de elementos a acordar.

Até aqui tudo normal. Havia uma tentativa de fazer corresponder o número de votos, a vitoria e o número de elementos eleitos.

Uma vez que a CDU elegeu um elemento e as duas outras forças politicas estão empatadas deveria ser tida em conta para a composição da mesa da Assembleia.

Esta é a única base de discussão aceitavel com base nos resultados obtidos ou, pelos vistos talvez não.

A CDU com 200 votos fica com o mesmo numero de elementos no executivo da junta que uma lista que obteve 652?

“Adquiriram mais de 600 votos, que mandaram às malvas num abrir e fechar de olhos.”

Quem os mandou as malvas foi a CDU que confunde mais de 600 votos com 200.

“Alguém com bom censo vê neste elenco o princípio de um “autoritarismo”, “mentores de assalto ao poder”?”

Todos com excepção do PS e da CDU.

Seria de esperar outra postura da CDU? Não?
Vejamos a interpretação dos resutados eleitorais feita pela CDU de Quiaios:

E AGORA?

“Queremos deixar para os nossos leitores a interpretação que fizemos dos resultados eleitorais, com a certeza porém de que quando o Povo consagra o seu voto nem sempre o faz com justiça.”

Os eleitores inteligentes e sérios votam em nós os estupidos e interesseiros votam nos outros.

“Como também era do conhecimento geral, o anterior executivo da Junta tinha como seu Presidente “prepotente, arrogante, pouco afável e….de obras muito pouco ou quase nada assentando os seus dois mandatos em promessas não cumpridas etc. etc.”. Este tem sido a voz do povo a respeito deste Senhor”

Do povo deveria ler-se da CDU, porque o resto que não pensa da mesma maneira é estupido.

“- Do outro lado, do lado do P.S. era seu 1º candidato um Senhor que toda a freguesia conhece como estando na vida activa ao serviço da comunidade de Quiaios nos últimos 16 anos: teve assento nas Assembleias Municipal e de Freguesia bem como em executivos da Junta, e tinha por lema da campanha QUIAIOS COM RUMO.
Dá para rir, mas como estamos em presença de coisas muito sérias apenas perguntamos: e durante estes dezasseis anos por onde andou o rumo? Na Lua.”

Na lua não. Estava apenas à espera da CDU.

“- Em contraponto, a tudo isto se contrapôs a CDU que durante o mandato anterior, contou com dois representantes e que desenvolveu na Assembleia de Freguesia um trabalho com propostas sérias e apelativas mas que dado o facto de estarem numa A.F. dominada por uma maioria avassaladora fria e insensível aos problemas, essas passaram ao lado, pese embora terem sido sempre levadas ao público em geral pelo nosso Boletim.”
Os eleitores sabiam destes, e outros, factos: tinham conhecimento de episódios desta gente: não desconheciam as atitudes e maneiras de estar á frente da coisa pública etc. etc.
Perante isto, o que disseram os eleitores?
Os eleitores não quiseram levar a sério aquela célebre frase do Eça de Queiroz no seu romance A Cidade e as Serras onde escreveu: “os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão”
Disseram que queriam mais do mesmo, e votaram nos “independentes” que usão e abusão do nome de Quiaios.
E agora?

Agora!

Agora a CDU, apesar de ter sido penalisada, passou a ter menos um representante, vai aliar-se ao outro que andou sempre na lua para ensinar aos eleitores estupidos de Quiaios como é que se vota.
Será que a CDU ainda mantém a frase de Eça de Queiroz. É que pelos vistos os maus, prepotentes e eleitos por votantes idiotas sairam pelo próprio pé.

1 comentário:

Anónimo disse...

Consultem:
http://grandesempresas.spaces.live.com/?_c11_BlogPart_BlogPart=blogview&_c=BlogPart&partqs=amonth%3d11%26ayear%3d2009